A Finalidade deste blog tem como objetivo, repassar para nosso povo: "Anoticia , Educação, Cultura, Esporte e Lazer" A Realidade da nossa TERRA, da nossa GENTE, da querida e amada ALTO OESTE.

Nosso E-Mail joseradiocaripina@Gmail.com o Novo Email blogradiocaripina@hotmail.com

domingo, 8 de julho de 2012

OS FERAS DO CURSINHO LOGOS ; Titulo Religião ou Comercio ?




Esse é mais um texto escrito por um de nossos alunos do Cursinho Logos Vestibulares, trata sobre a Idade Média e as práticas da Igreja Cristã.

Cesar Amorim – Professor de História.
                   Titulo: Religião ou Comércio?


Na época da idade média, a igreja exercia forte influência na vida das pessoas, usando inclusive da fé como instrumento de dissuasão para obtenção de dinheiro e ao mesmo tempo oprimindo duramente os seus próprios fiéis, aconteciam às famosas arrecadações de dinheiro através das indulgências.


Em meados do século XVI, arrecadava-se dinheiro de tudo quanto era jeito, outro mecanismo era a chamada Simonia (venda de favores divinos), onde se vendia de tudo, como exemplo : Amuletos, Santos, Bênçãos , Cargos Eclesiásticos, Prosperidade Material, Bens Espirituais, objetos ungidos como Cravos da Cruz de Cristo, Leite dos Seios da Virgem Maria e até mesmo a salvação. Dependendo do valor pago pela pessoas, ela poderia salvar não somente a si própria, mas toda a sua família, fato que caracteriza uma espécie de comércio Sagrado. Estas negociatas na maioria das vezes eram feitas no meio da rua.


Com o passar do tempo às indulgências além de sugar todo o dinheiro das pessoas, visto que não eram baratas, serviam como instrumento de opressão, pois quem se revelasse ou até mesmo criticasse as práticas da igreja era julgado pelo Tribunal da Santa inquisição onde se não revogasse tudo o que tinha escrito ou dito, a própria igreja os acusava de bruxos ou hereges, com isso esta instituição receberia apoio dos fiéis e os recém proclamados bruxos eram condenados a morte na fogueira, ou seja, eram queimados vivos.


Portanto, podemos concluir que o papel da igreja na idade média era tanto de cunho comercial como de mensageiros da fé cristã, fato este que nos leva ac crer que muitas vezes o comércio parecia ser até mais importante do que a vida sacerdotal pura.


Em nosso entender, a igreja tem uma grande dívida histórica pela maneira cruel com que tratava aqueles que criticavam suas práticas errôneas.


Por: Jean José da Silva
Enviado Por E-Mail  Cesar Amorim-Frofessor de História
 

Nenhum comentário: