A Finalidade deste blog tem como objetivo, repassar para nosso povo: "Anoticia , Educação, Cultura, Esporte e Lazer" A Realidade da nossa TERRA, da nossa GENTE, da querida e amada ALTO OESTE.

Nosso E-Mail joseradiocaripina@Gmail.com o Novo Email blogradiocaripina@hotmail.com

quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Alunos de Itaú são pré-selecionados para participar de evento em Londres


Alunos receberam indicação em evento da Ufersa – Foto Cedida
O projeto “Tecido adequado para produção de calcinhas: um estudo no cotidiano das adolescentes”, da Escola Estadual Francisco de Assis Pinheiro, situada no município de Itaú, foi pré-selecionado para participar da LIYSF 2015 – London International Youth Science Forum, evento que destaca projetos científicos de todo o mundo.

A pesquisa, elaborada por três alunos, tem como orientador o professor de química, Leonildes Oliveira. Os estudantes foram contemplados com a indicação após participarem do projeto “Ciência para todos no Semiárido Potiguar”, que é desenvolvido com apoio da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA).

“Em nossa região, há fábricas que produzem calcinhas. A partir do projeto, decidimos avaliar qual o melhor tecido para a peça íntima, considerando a preservação da Saúde da Mulher. Cinco jovens aceitaram participar da experiência. Uma enfermeira colheu os materiais e os alunos analisaram se a utilização de determinados tecidos nas confecções das calcinhas afetava o PH vaginal. O PH elevado favorece o surgimento de inflamações na mulher. O resultado apontou que os melhores tecidos eram o algodão e a microfibra”, disse o professor.

Para assegurar a participação no evento em Londres, os estudantes precisam apreender inglês e cumprir algumas etapas: elaborar um vídeo de cinco minutos sobre o projeto, escrever uma carta em inglês sobre o museu de Londres e realizar uma prova escrita. “Itaú teve dois projetos aprovados. Um em nível nacional e o nosso. Essa nova realidade despertou nos alunos da escola a busca por respostas acerca do cotidiano e os instigou à pesquisa”, completou Leonildes. O Fórum acontece de 22 de julho a 5 de agosto de 2015, na capital inglesa.


Fonte: Gazeta do Oeste/Via do Blog joão Moacir 

Nenhum comentário: